quinta-feira, 22 de outubro de 2009

[ENTREVISTA] Vice Presidente Técnico da FEBT Mestre Giovani Pereira Santana


1- Como o Srº vê a nova fase da FEBT ?


R-Essencialmente entendo ser uma fase de muitas realizações, pois unimos as experiências com a renovação.A AFEBT representa interesses dos mais diversos, a evolução do taekwondo desde o seu surgimento aos dias atuais, com transparência e união ao caminho mais suave aliado a um só proposito social.

2- Quais as principais mudanças que ocorrerão na area técnica em 2010 ?


R-Seria leviandade de minha parte falar só das mudanças para 2010, pois entendo que uma entidade do porte da FEBT deve fazer um planejamento global, entendo que se fizermos um "planejamento de médio e longo prazo", os resultados serão compensadores. O que eu quero dizer é que faremos todo o esforço que for possivel para melhorar o nivel tecnico dos atletas filiados à Federação. Sei que estamos passando algumas dificuldades neste inicio de mandato, mas é consenso por parte da atual diretoria que só com um trabalho de planejamento, que envolva a participação de todos é que poderemos fazer da FEBT um exemplo de admnistração e de nivel técnico.

3- Quais as espectativas para o Campeonato Brasileiro de 2010 que será em Aracajú - Sergipe ?


R - Vejo como uma oportunuidade da FEBT e consequentemente seus atletas mostrarem o seu verdadeiro potencial. Em Aracaju, as oportunuidades de se levar uma equipe se torna bem mais facil, geralmente os campeonatos ficam concentrados no Sul e Sudeste do pais, inviabilizando a participação de muitos atletas de qualidades, principalmente da Bahia.Eu tenho quase certeza que, neste campeonato Brasileiro de 2010, nos vamos conseguir a nossa tao sonhada medalha de " OURO".

4 - Como o Srº vê o crescimento do tkd, com as Olimpiadas de 2016 no Rio de Janeiro ?


R- Tenho debatido o assunto com pessoas ligadas as mais diversas áreas de atuação e é unanimidade a compreensão de que o Brasil nunca mais será o mesmo depois das Olimpíadas de 2016. Não só o Taekwondo como todos os demais esportes terão um crescimento fantástico. Serão muitos os investimentosem áreas esportivas. Assim, o esporte que estiver mais organizado terá maiores oportunidades de crescimento.

5 - Qual a sua opnião sobre o nível técnico atualmente na Bahia. ?


R - Atualmente vejo o nível técnico em grau de crescimento contínuo, o qual poderia está melhor. Porém, devido as condições financeiras de nossos atletas e de nossa Federação, onde esta se encontra em fase de desenvolvimento, acredito que brevemente todas estas dificuldades virão a serem amenizadas e até sanadas, em função da nova estrutura que está sendo montada pelo departamento técnico e assim contribuir para a qualificação de nossos atletas.Ex.: A vinda de um técnico de nível olímpico nacional ou internacional para um treinamento específico de competição para nossos atletas, já em fase de contratação.


Considerações finais:


Desde já agradeço ao apoio e empenho daqueles que direta ou indiretamente contribuiram para o desenvolvimento da FEBT e em especial ao coordenador técnico da seleção e o coordenador de arbitragem, juntamente com os atletas que participaram do último campeonato brasileiro: Josyhenrique Cruz, Rivaldo e Uindson.


Atenciosamente,
Mestre Giovani Santana

Um comentário:

  1. Excelente entrevista, acredito que essa gestão da FEBT veio a acrescentar ainda mais o grupo, sendo muito importante a integração entre Mestres, Professores e Atletas, tornando-se assim um grupo coeso, unido e sério nas suas ações. E o mais importante é a clareza dos fatos a serem discutidos pra melhor, valorizando ainda mais o taekwondo baiano.

    ResponderExcluir