Em todos os universos, seja na academia, escola, trabalho e nas rodas de amigos, cada semana surge em pauta uma nova dieta da moda. Aquela que fará com que você perca milagrosamente muitos kilos em poucos dias, e o melhor, sem qualquer esforço.
É preciso tomar muito cuidado com estes tipos de dietas, chamadas "Milagrosas".
Antigamente o dito era "de médico e louco, todo mundo tem um pouco", Hoje já afirmo com segurança que o ator mudou, agora prevalece: "de Nutricionista e louco todo mundo tem um pouco". Essa é por minha conta, assumo!
Todo mundo que lê qualquer revista dessas vendidas nas bancas de jornal já se julga um profundo conhecedor de Ciência e Tecnologia de Alimentos e de Dietoterapia. Quem nunca sugeriu uma "dietinha" para um amigo, aquela que leu na revista, que a atriz famosa está fazendo e perdeu 200 kg em dois dias? Atire a primeira pedra, quem nunca presenciou uma cena desta!
Normalmente, este tipo de dieta exclui da alimentação do indivíduo nutrientes importantes à manutenção do organismo, como por exemplo, o Carboidrato. Como se ele, esta pequena partícula fosse o grande vilão da história!
Ocorre, que, não se consegue seguir uma dieta com exclusão total de carboidratos, proteínas ou lipídios por muito tempo. E se isso acontecer poderá causar sérios prejuízos a sua saúde. Sem contar com o tão indesejável efeito "Sanfona", por exemplo: Uma certa vez presenciei em um consultório pediátrico uma mãe que estava desesperada por conta da saúde de seu filho, o Médico já experiente perguntou à mãe se ela estava oferecendo gordura em sua alimentação, e ela prontamente disse que não, com olhar indignado, achando aquilo um absurdo! Como? Ela, uma mulher tão antenada, leitora assídua de revistas iria cometer um erro desses? Introduzir gordura (óleo) na alimentação de seu filho? Nunca!! Então, seu bebê estava com deficiência de vitaminas Lipossolúveis, que são A, D, E, e K. Só para ilustrar um caso verídico.
A quantidade de Calorias fornecida por estas dietas é comumente muito baixa, dessa forma, não são suficientes para manter as atividades básicas necessárias à manutenção e funcionamento do organismo.
A glicose, por exemplo, é a principal fonte de energia utilizada pelo nosso organismo, e quando sua oferta é excessivamente diminuída, o organismo passa a utilizar gordura e depois as proteínas presentes nos músculos. Ocorrendo dessa forma, claro, uma perda exacerbada do peso. Ocorre rapidamente a depleção de tecido muscular para obtenção de energia, o que não é desejável. A perda de peso nestes casos consiste em perda de massa magra e água. Ninguém consegue manter este tipo de dieta por muito tempo.
O correto é fazer uma dieta personalizada, com seu Nutricionista, com todos os grupos de alimentos. Uma dieta sem fome! Dessa forma você vai emagrecer com saúde, sem voltar a engordar e tendo energia o suficiente para fazer suas atividades físicas. Não existem Milagres! Existe determinação e força de vontade!!! Até a próxima!
Fabiane Valdozende Alheira
Nutricionista
CRN: 971000387/RJ
Fonte: CBTKD