TAEGEUK KI - A bandeira da Coréia
A bandeira coreana simboliza muito do pensamento, da filosofia e do misticismo ocidental. O símbolo é as vezes a própria bandeira, é chamada de TAEGEUK.
Dizem que a bandeira Taegeuk foi pela primeira vez desfraldada em agosto de 1882, o décimo nono rei ano do reino do Rei Kojong do reino de Choson. Um tratado foi feito naquela época, entre a Coréia e o Japão, em Chemulp´o, a fim de cessar as hostilidades ocasionadas pela invasão da Coréia em 1592 por Hideyoshi. Para efetivar esse tratado, Kim Ok Kyun e Park Yong Hyo foram ao Japão como enviados especiais e sentindo a necessidade de uma bandeira nacional, deram origem a Taegeuk durante a viagem ao Japão. Em 1833, ela foi formalmente adotada como a bandeira da Coréia.
Os três aspectos de uma nação são:
- a terra;
- o povo;
- e o governo.
Esses estão simbolizados no Taegeuk Ki, o fundo branco representa a terra, o círculo representa o povo e os quatro conjuntos de barras representam o governo.
Desenhado na bandeira há um círculo igualmente dividido e em perfeito equilíbrio. A parte superior (em vermelho) representa o YANG e a inferior (em azul) o UM, um antigo símbolo do universo. Esses dois opostos expressam o dualismo do cosmos; fogo e água, noite e dia, construção e destruição, homem e mulher, ativo e passivo, calor e frio, mais e menos, positivo e negativo e assim sucessivamente.
O pensamento central no Taegeuk indica que enquanto houver um movimento constante dentro da esfera do infinito haverá também equilíbrio e harmonia.
Três barras ( trigrama ) em cada canto também trazem em si as idéias de oposições e equilíbrio. As três linhas contínuas representam o céu, as três linhas não contínuas representam a terra. No canto inferior esquerdo da bandeira há duas linhas e uma quebrada entre elas, simboliza o fogo e oposto a elas está o símbolo da água.
Fonte: Site Bang